Bonitas, ecológicas, duráveis e funcionais; estes são alguns dos principais atributos das porteiras de madeira de eucalipto tratada que fazem a diferença na comparação com outros materiais. Os dois primeiros vêm da própria natureza, a durabilidade e a funcionalidade são garantias oferecidas pelo fabricante, a Lua Madeira Imunizada de Nova União, Minas Gerais. Em poucas palavras o diretor da empresa, Sebastião Linhares, resume o impacto socioambiental da matéria-prima. “Utilizando a madeira imunizada, estamos preservando nossas florestas nativas”, declara.

Segundo o engenheiro Thulio Marques Linhares, gerente geral da empresa, a crescente consciência quanto aos limites naturais do planeta leva empresas e consumidores a buscarem soluções efetivamente sustentáveis. “Diante desta situação, a madeira de reflorestamento vem substituindo a madeira nativa, passando a ter maior aceitação, principalmente quando se agrega o tratamento que possibilita maior durabilidade do material.

Madeira com Padrão de qualidade
Padrão de qualidade – Espelhando-se no rigor do tratamento industrial de mourões e postes, Thulio acredita que a madeira utilizada na fabricação de porteiras também deve ter um alto padrão de qualidade. “Tudo começa com a seleção das espécies, passa pela aferição de umidade, processo de corte em serraria e marcenaria.

Thulio assegura que o processo de tratamento em autoclave da Lua Madeira cumpre todas as normas técnicas pertinentes, podendo ser realizada a preservação de porteiras pré-montadas, em medidas de até dois metros por 17,60 metros. “Nossas porteiras são fabricadas em modelo padrão, de acordo com estudos de aceitação de mercado que serviram para definir um modelo comercial. Porém, para melhor atender nossos clientes, também fabricamos porteiras sob encomenda, de acordo com a necessidade e modelo do solicitado.